O Método Montessori - Cantinho do Mundo
O Método Montessori é um princípio educacional aplicado normalmente às crianças sendo mais frequente a sua implementação em níveis básicos de ensino e até no ensino pré-escolar.
Desenvolvido pela médica e pedagoga italiana, Maria Montessori, carateriza-se por lhes proporcionar um ambiente preparado (oportunidades de se comprometer com tarefas interessantes e escolhidas de forma livre e espontânea, durante longos períodos de concentração que não devem ser interrompidos), ou seja, arrumado, agradável na aparência, simples e real, onde cada elemento existe por um motivo específico para contribuir para o desenvolvimento da criança.Uma sala de aula onde o Método Montessori seja aplicado integra crianças de idades diferentes, num intervalo etário de 3 anos. Desta forma é promovida a socialização, respeito e solidariedade entre crianças em etapas de desenvolvimento diferentes, de forma natural. Por todas as suas caraterísticas, o Método Montessori permite dar um relevo especial ao desenvolvimento da autonomia, da liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança. A sociedade acaba por ser a sala de aula.
Os materiais são especialmente concebidos para promover o desenvolvimento, e os adultos têm o papel de proporcionar um contexto de exploração do mundo e desenvolvimento de habilidades cognitivas básicas. Os ambientes são criados de forma a que as crianças sejam capazes de reconhecer o erro por si mesmas e tornar-se responsáveis pela sua própria aprendizagem, não dependendo exclusivamente do outro. Permite que as crianças ajam, queiram e pensem por si mesmas, ajudando-as a desenvolver confiança e disciplina interior.
PRINCIPAIS PILARES DO MÉTODO DE MONTESSORI
- Movimento e cognição: o movimento e a cognição surgem interligados. O movimento pode melhorar o pensamento e a aprendizagem.
- Liberdade de escolha: aprendizagem e bem-estar são melhorados quando as pessoas têm um sentido de controlo sobre as suas vidas. Desenvolve o sentido de independência e de responsabilidade.
- Interesse: as crianças aprendem melhor quando estão interessadas no que estão a aprender. Isso ajuda a alcançar compreensão e concentração.
- Recompensas interiores: a sentido de erro e o sucesso são do foro interior. Isso contribui para a autoestima, sentido de responsabilidade e pensamento crítico.
- Aprender com os colegas: a aprendizagem é fortalecida quando as crianças se ensinam mutuamente. Promove respeito, tolerância e solidariedade.
- Aprendizagem inserida num contexto real: aprender num contexto específico e com significado é muitas vezes mais profundo e mais rico do que aprender em contextos artificiais.
- Interação professor-criança: o professor observa e acompanha as crianças, dando-lhes a possibilidade de atuar, querer e pensar por si próprias, e ajudando-as a desenvolver autoconfiança e disciplina.
- Ordem no ambiente e na mente: as crianças aprendem melhor num ambiente arrumado (quando existe ordem no ambiente) e segurança no uso dos materiais de trabalho, a ordem interna da criança também é influenciada positivamente. Promove clareza no pensamento e concentração.
VANTAGENS DO MÉTODO MONTESSORI
- A aprendizagem torna-se mais eficaz e menos morosa;
- A educação desenvolve-se segundo a evolução natural da criança e não ao contrário;
- Há uma maior consciência de que em cada época da vida predominam certas necessidades e comportamentos específicos, isto é, períodos mais sensíveis (também chamados “janelas de oportunidades” durante os quais se deve explorar determinadas potencialidades e capacidades;
- A compreensão mais completa do desenvolvimento permite a utilização dos recursos mais adequados a cada fase e, claro, a cada criança;
- Este método enfatiza a liberdade de aprendizagem e estimula a responsabilização do próprio aluno em todo o seu processo de aprendizagem;
- O equilíbrio natural da criança pequena é o principal objetivo de todo o trabalho.