Hoje, ser fluente em mais de um idioma já não é uma fonte de diferenciação e sim uma necessidade.
Muitos pais alerta para esta tendência, preocupam-se com a forma de introduzirem o inglês, o espanhol, o italiano e outros idiomas na educação de seus filhos. É por isso que decidimos elaborar este artigo sobre o ensino de língua estrangeira segundo a abordagem Montessori.
Muitos pais e educadores questionam-se sobre o momento certo de introduzir uma língua estrangeira na educação de seus filhos e alunos, e todos concordam que a infância é a fase mais propícia.
Hoje, ser fluente em mais de um idioma já não é uma fonte de diferenciação e sim uma necessidade. Muitos pais alerta para esta tendência, preocupam-se com a forma de introduzirem o inglês, o espanhol, o italiano e outros idiomas na educação de seus filhos. É por isso que decidimos elaborar este artigo sobre o ensino de língua estrangeira segundo a abordagem Montessori. Muitos pais e educadores questionam-se sobre o momento certo de introduzir uma língua estrangeira na educação de seus filhos e alunos, e todos concordam que a infância é a fase mais propícia.
A introdução de um segundo idioma nessa fase e seu domínio gradual nos períodos subsequentes tem um profundo e positivo efeito no cérebro infantil. Esse efeito reflete-se não apenas nas habilidades linguísticas, mas também na memorização, flexibilidade cognitiva e raciocínio lógico.
Alguns pesquisadores inclusive ressaltam a importância desse contato da criança com um segundo idioma desde seus primeiros meses. Sabemos que a voz dos pais serve de estímulo para o bebé mesmo antes de ele nascer, portanto, o ideal é usar esse estímulo natural para incluir dois ou mais idiomas na rotina do lar já na gravidez.
Mesmo que o momento de introdução da língua estrangeira seja crucial e facilite sua absorção, a forma com que esse processo é feito também tem um impacto relevante- daí utilizar-se o método Montessori! O método Montessori trabalha para o desenvolvimento holístico da criança. Por meio dele, alunos de diferentes idades aprendem conceitos matemáticos, linguísticos, históricos, biológicos etc. Não foi especificamente elaborado para a aprendizagem de idiomas, mas esse conhecimento pode ser assimilado facilmente por meio dele.
De fato, a forma como a metodologia criada por Maria Montessori faz e pensa a educação facilita uma aprendizagem intuitiva do inglês, espanhol ou qualquer outra língua estrangeira que faça parte da realidade da sua família. Isso porque como todos os outros conceitos e conhecimentos trabalhados aqui na escola, o método Montessori prevê a inserção gradual e natural do segundo idioma. E esse contato inicial é promovido num período em que a criança desenvolve sua linguagem e descobre as palavras, os sons e a comunicação humana como um todo.
Para a criança, aprender palavras em mandarim, russo, italiano ou português não faz diferença. Não há um limite ou fronteira entre os conhecimentos; tudo flui, tudo é orgânico. Ela vai captar os sons que precisam ser reproduzidos e expandir seu vocabulário à medida que tiver contacto com essas línguas. Se ela aprender as palavras do português, as reproduzirá. Se, por outro lado, aprender os fonemas e especificidades do inglês, os reproduzirá também, ampliando suas capacidades linguísticas com naturalidade. Isso acontece porque seu cérebro é mais flexível do que um cérebro adulto, que tende a ver o que aprende de forma mais rígida. Crianças vêm pontes, e não barreiras! Ao conversarem com seus filhos em casa em mais de um idioma, ao mostrarem uma música, uma animação, um filme em inglês, por exemplo, os pais estarão ajudando a construir essa ponte.
Como estamos a falar de crianças até os seis anos de idade, é preciso ressaltar que toda e qualquer aprendizagem se dará de forma interativa e lúdica. A língua estrangeira que a família definir como parte da aprendizagem será apresentada por meio de objetos e ações que já fazem parte do cotidiano da criança.
É fundamental que esse primeiro contato não aconteça de forma teórica, mas prática. A língua materna e a língua estrangeira precisam ser sentidas e experimentadas pela criança. Lembre-se de que o sentir, o cheirar, o ver e o ouvir já fazem parte da aprendizagem no ensino Montessori.
Os idiomas serão mais uma experiência a ser vivenciada no dia a dia por meio de histórias, da socialização com os colegas, do material autocorretivo e da aprendizagem multissensorial. É válido destacar que esse contato inicial, essa familiarização gradual da criança com o segundo idioma vai facilitar imensamente sua perfeita aquisição mais tarde.
O indivíduo que é poliglota, ou fluente em vários idiomas, certamente teve uma base sólida para isso na infância. Geralmente, crianças com pais de diferentes nacionalidades ou etnias demonstram muita facilidade em aprender novos idiomas ou maneiras de se comunicar. Isso acontece porque elas já crescem em um contexto multicultural e multilinguístico.
Toda forma de linguagem é um campo dinâmico de saberes e vivências. Todos os idiomas passam por uma evolução constante e exigem por quem os pratica a sensibilidade para compreender nuances de significado, pequenas variações de sentido. Aprender uma língua estrangeira é como aprender a operar um mecanismo que, uma vez dominado, dá ao cérebro a capacidade de ver além do senso comum. Esse processo, é facilitado imensamente pelo contato precoce com um segundo idioma. Dar a seu filho essa oportunidade é, sim, garantir o início de uma grande aventura!
O método Montessori é um grande aliado na hora de introduzir uma língua estrangeira no percurso académico do seu filho. Ele permite um contacto gradual, garantindo que os pequenos desenvolvam suas habilidades linguísticas intuitivamente.